Em “peregrinação” pelos estados brasileiros para viabilizar sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) teve uma série de encontros com políticos mineiros nesta quinta-feira (21/01). No início desta noite, ele se reuniu com o governador Romeu Zema (Novo). O secretário de Governo, Igor Eto, disse que pautas econômicas estiveram em pauta. O alagoano garantiu, ao chefe do Executivo mineiro, ter disposição para colocar em votação temas econômicos, como a reforma tributária e a rediscussão do pacto federativo da União com estados e municípios.
Leia Mais
Lira quer discutir auxílio emergencial sem 'furar' teto de gastosLira diz não se opor a CPMI da pandemia, mas refuta 'politização' de vacinaLira pode ter maioria da bancada mineira na eleição da CâmaraZema sobre disputa do governo de MG: 'Muito provavelmente serei candidato'Zema define ex-procurador como novo secretário de Justiça e SegurançaSecretário de Justiça e Segurança Pública de Minas é exonerado por ZemaDisputa pela presidência da Câmara está cada vez mais acirrada Arthur Lira encerra 'tour' por apoio em MG e comemora resultado de reuniõesPesquisa diz que Bolsonaro liderou 'estratégia de propagação' da COVID-19O secretário afirmou que Zema expôs a necessidade da discussão das reformas, reivindicação bem aceita por Lira. “Temos pautas importantes em Brasília. Isso foi levado pelo governador ao candidato. Estamos falando de reforma tributária, pacto federativo e reforma administrativa. São pautas fundamentais, não só para Minas Gerais, mas para todo o Brasil. O governador Romeu Zema enfatizou, de forma muito clara, a importância dessas pautas caminharem no Congresso Nacional. O deputado Arthur Lira tocou nesse assunto com o governador e se mostrou muito aberto a ter essa discussão na Casa. Ciente da dificuldade, natural, mas muito aberto”.
Antes de falar com o governador, Arthur Lira esteve com o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), o presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus (PV), e cerca de 30 deputados federais do estado.
Parlamentar diz ter mais de 30 votos no estado
Com a simpatia do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Arthur Lira disputará o comando da Casa em fevereiro deste ano. O principal rival é Baleia Rossi (MDB-SP), apoiado por Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente da Casa Legislativa. Lira estima ter cerca de 30 votos de mineiros. Se eleito,ele projeta estreitar relações com os agrupamentos estaduais. A legenda de Zema, por seu turno, foi uma das diversas a lançar candidaturas: trata-se do gaúcho Marcel Van Hattem.
"Temos várias demandas. Há as pautas econômicas e de infraestrutura. Aqui temos demandas de infraestrutura, (como) enchentes, águas e metrô. Essas coisas vamos organizando com a bancada. Ela tem que funcionar como ligação à presidência da Câmara, que será tratada de outra maneira neste biênio", disse.
Nesta sexta (22), o candidato se reúne com Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).