Rogério Greco, ex-procurador de Justiça de Minas, será o novo secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais. A definição aconteceu nesta segunda-feira (25/01), quando se definiu a saída do general Mario Lúcio Alves de Araújo do cargo.
Mario Lucio, de 64 anos, chefiava a Segurança desde janeiro de 2019, início do mandato de Romeu Zema (Novo) como governador de Minas Gerais. "Saio de cabeça erguida, consciente que fiz de tudo para bem servir a população mineira. Desejo sorte ao governador Zema e à equipe. E nós continuaremos juntos. Não muda nada. Quando olho para trás, sinto de forma clara que tudo que fizemos valeu muito a pena", escreveu o general, em mensagem de despedida.
A posse de Greco, contudo, acontecerá somente na próxima segunda-feira (01/02). Esta semana será de transição.
No dia da posse, haverá outra mudança oficializada. Wagner Pinto de Souza deixará a chefia da Polícia Civil de Minas Gerais, segundo o governo de Minas, a pedido.
Quem é Rogério Greco
Natural do Rio de Janeiro, Rogério Greco, de 57 anos, foi procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por 30 anos. Ele também é professor e autor de alguns livros, muitos ligados ao direito penal.
O novo secretário é pós-doutor pela Universidade de Messina, na Itália, doutor pela Universidade de Burgos, na Espanha, mestre em Ciências Penais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e formado pela National Defense University em combate ao crime organizado transnacional e redes ilícitas na América. Greco também é palestrante.