Jornal Estado de Minas

GOVERNO FEDERAL

Mourão diz que Araújo pode deixar governo depois de eleições no Congresso

Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo pode estar com os dias contados no Governo Federal. Isso porque há a possibilidade de o chefe do Itamaraty ser trocado após as eleições do novo presidente do Congresso Nacional.





A situação foi abordada por Hamilton Mourão (PRTB), vice-presidente da República. Em entrevista à Rádio Bandeirantes, na manhã desta quarta-feira (27/01), Mourão cita o Ministério das Relações Exteriores como um dos locais para “reorganização” do governo.

“Acho que poderá ocorrer uma reorganização do governo para que seja acomodada a nova composição política que emergir desse processo. Talvez alguns ministros sejam trocados, entre eles, o próprio Ministério das Relações Exteriores”, afirmou.

As eleições no Congresso acontecem na próxima semana. Na Câmara dos Deputados, o primeiro turno da eleição para a presidência será na segunda-feira (01/02), enquanto no Senado será na terça (02/02).

Ao abordar a situação de Araújo, Mourão ressaltou estar um pouco por fora do assunto e das decisões. Posteriormente, o vice-presidente disse que poderia ser mais utilizado por Jair Bolsonaro (sem partido), presidente da República.

“O presidente poderia me utilizar mais, de modo que a gente pudesse chegar às decisões que fossem as mais adequadas. Estou pronto para auxiliar. Eu gostaria de ter uma participação maior”, completou.




audima