A reunião foi realizada na sede da Granbel, no Bairro Santo Agostinho, na Região Centro-Sul da capital. A eleição teve chapa única. Na segunda-feira (25/01), os prefeitos já haviam se reunido para debater a pauta.
"Que os municípios possam ter vez e voz, que possam unificar ao máximo as ações que não são fáceis. A gente unificar o máximo. Os problemas são muito próximos e muito pertinentes dentro dos munícios", disse Ilce Perdigão. Ela colocará em pauta discussões sobre o transporte, saúde e educação e saneamento. "Que a Granbel possa se unir com esse propósito e que fortaleça a Grande BH", acrescentou.
A nova presidente defendeu a importância de uma ação coletiva entre as cidades no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. "Eu já cobrava isso dos prefeitos, principalmente, das grandes cidades. Belo Horizonte fazia suas ações e eu já cobrava que o Kalil pudesse intermediar essas ações, porque os municípios menores sofriam muito com as decisões tomadas por algumas cidades", disse.
Ilce Perdigão substitui no cargo o ex-prefeito de Nova Lima, Vítor Penido de Barros. Ele fez parte da gestão de prefeitos que fundou a Granbel em 1975, quando a Região Metropolitana era composta apenas por 14 municípios. Hoje, são 34.
O prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD), participou da reunião, e deu uma breve entrevista após a eleição. Disse que a reabertura do comércio está próxima.
Dos 34 municípios da Granbel, 18 prefeitos foram reeleitos para o mandato de 2021/2024, São eles: Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Caeté, Ibirité, Itaguara, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Nova União, Raposos, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo e Vespasiano. Outros prefeitos não se candidataram e alguns já estavam cumprindo seu segundo mandato.