A Polícia Federal abriu nesta sexta-feira (29/01) um inquérito para investigar a conduta do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na crise sanitária do Amazonas. A PF cumpre determinação do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Leia Mais
Congresso avalia Ernesto Araújo como o pior ministro de Bolsonaro, diz pesquisa'Deixa para lá', diz Mourão após ser chamado de 'palpiteiro' por Bolsonaro Novo fala em 'mal-entendido' de Zema sobre impeachment de BolsonaroBolsonaro elogia Pazuello: 'Trabalho excepcional, um tremendo de um gestor'Parlamentares tentam emplacar CPI da Saúde na CâmaraBolsonaro sobre vacina: 'Não pode ficar comprando se pode produzir'morreram por falta de oxigênio, insumos e médicos.
Pelas redes sociais, brasileiros culparam o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ministro da Saúde pelas mortes. Os dois já haviam sido alertados para um possível cenário no início de janeiro, adotaram medidas negacionistas durante a pandemia e recomendaram o uso de medicamentos sem eficácia e tratamentos sem comprovação científica.
Devido ao foro privilegiado de Pazuello, por ser ministro, a investigação vai tramitar no Serviço de Inquéritos Especiais (Sinq).
De acordo com Lewandowski, Pazuello terá a prerrogativa de marcar dia, horário e local para ser ouvido em depoimento pela Polícia Federal.
*Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz