O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) retirou sua candidatura à presidência da Câmara, poucos instantes antes da votação, na noite desta segunda-feira (01/02). Frota disse que abriu mão da eleição para apoiar Baleia Rossi (MDB-SP), que disputa a principal cadeira da casa contra Arthur Lira (Progressistas-AL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Leia Mais
Rodrigo Pacheco vence Simone Tebet e é eleito presidente do SenadoMesa Diretora terá cargos divididos entre partidos que apoiam Lira e RossiMaia troca ofensas com Arthur Lira, que fala em 'eleição já ganha'Maia faz discurso emocionado e pede trégua com Lira: 'Brigas passaram'Baleia Rossi promete priorizar reforma tributária no comando da CâmaraCandidato de Bolsonaro, Lira promete diálogo e isenção à frente da CâmaraPacheco: reformas tributária e administrativa serão enfrentadas com urgênciaAlém de renunciar à candidatura pela presidência da Câmara dos Deputados, Frota aproveitou os 10 minutos a que tinha direito para disparar contra Jair Bolsonaro. Para o parlamentar, a casa se transformará em um “quintal de Bolsonaro” em caso de vitória do Centrão, representado por Arthur Lira.
“Esta casa está se tornando, hoje, o quintal do Bolsonaro, cheio de garotos travessos e levados. Estamos diante de um projeto de poder. Bolsonaro enganou o Brasil. Eu sei que você está assistindo agora, Bolsonaro. Você é um charlatão eleitoral. Você é pequeno para essa cadeira e não honra o cargo que tem”, disse.
Logo em seguida, Frota, já na parte final do discurso, anunciou a retirada de sua candidatura à presidência da Câmara. “Estou renunciando para anunciar o meu voto a Baleia Rossi e pedir ao meu grupo, ainda pequeno, que votem por Baleia Rossi. Não vendam os seus votos”, concluiu.