O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) comunicou pelo Twitter que conseguiu as 27 assinaturas necessárias para a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID-19.
URGENTE! Conseguimos as assinaturas necessárias e vamos protocolar a CPI da COVID-19 p/ apurar as responsabilidades do governo federal pelas crises sanitária e econômica causadas pela pandemia! https://t.co/CYrdq4wKe3
%u2014 Randolfe Rodrigues %uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7 (@randolfeap) February 3, 2021
Randolfe protocolou o pedido para a instalação da CPI nesta quarta-feira (3/2). A abertura, no entanto, depende do novo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Além disso, há outro obstáculo a ser superado. Para ser aceito, o pedido protocolado precisa também da análise da Comissão de Constituição e Justiça, que após a eleição de Arthur Lira (PP/Al, passou a ser comandada pela deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL/DF).
Ainda assim, caso seja instaurada, a Comissão Parlamentar de Inquérito vai apurar a responsabilidade do governo do presidente Jair Bolsonaro ( sem partido) na crise causada pela pandemia do novo coronavírus.