Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES NO SENADO E NA CÂMARA

'Executivo e Legislativo são um poder só', diz Bolsonaro sobre o Congresso

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pontuou a união entre o governo federal e o Senado e a Câmara durante  discurso na cerimônia de inauguração do Portal Participa %2b Brasil, nesta segunda-feira (8/2).



Segundo o presidente, com a eleição de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) para o Senado e de Arthur Lira (PP-AL) na Câmara, o executivo e o legislativo são agora “um poder só”.

Bolsonaro começou o discurso dando os parabéns para Pacheco e Lira. Ambos foram apoiados pelo presidente nas eleições: "Nós do Executivo e Legislativo trabalhamos afinados, como se fosse um só poder”.

O presidente reconheceu que o Brasil vive uma crise pela pandemia de COVID-19. Ele inclusive voltou a admitir que o país passa por um momento difícil economicamente. 



“Vivemos crise, sim. Temos problemas. Buscamos solução. O duro é resolver sozinho e não poder contar com um braço amigo”, afirmou, fazendo referência a Pacheco e a Lira.
 
Confira a lista de 35 prioridades que Bolsonaro entregou ao Congresso 

Pacheco


O senador Rodrigo Pacheco (DEM) (foto: Agência Brasil/Reprodução)
O senador Rodrigo Pacheco foi eleito, na segunda-feira (1º) da semana passada, presidente do Senado e do Congresso Nacional pelos próximos dois anos.
 
Em entrevista, Rodrigo Pacheco defende vacina, auxílio e reformas
 
 
Pacheco recebeu 57 votos e Simone Tebet (MDB-MS), 21. Os dois foram os únicos que restaram na disputa após Lasier Martins (Pode-RS), Major Olímpio (PSL-SP) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO) terem desistido em favor de Tebet.

Lira

O deputado Arthur Lira (PP-AL) (foto: Agência Brasil/Reprodução)
Também nessa segunda, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados e ficará no comando da Casa Legislativa pelos próximos dois anos, até 2023.
 
Novo presidente da Câmara, Lira é réu por corrupção em duas ações no STF 
 
Lira recebeu 302 votos, mais que o dobro do segundo colocado, Baleia Rossi (MDB-SP) (145 votos) e mais que a metade dos 505 votantes. Com isso, a vitória foi definida já no primeiro turno.

*Estagiária sob supervisão da subeditora Kelen Cristina





audima