Repercussão no meio político
QUE VEXAME! Dinheiro público pagou 700 toneladas de picanha e 80 mil cervejas para churrasco dos militares, segundo denúncia apresentada à PGR. Em tempos de pandemia, que nosso povo sofre na miséria e passa fome, estas são as prioridades do governo Bolsonaro!
%u2014 Ciro Gomes (@cirogomes) February 11, 2021
Gravíssimo o levantamento do @psbnacamara entregue ao @MPF_PGR que mostra a compra pelo Exército de centenas de latas e garrafas de cerveja e quilos de picanha - com indicação de superfaturamento.
%u2014 Jandira Feghali %uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7%uD83D%uDEA9 (@jandira_feghali) February 11, 2021
Enquanto isso quase 70 milhões de brasileiros sem auxílio emergencial.
Entenda
Um levantamento feito por deputados federais do PSB no orçamento federal aponta que os comandos das Forças Armadas adquiriram, por meio de licitação, cerca de 80 mil unidades de cerveja e mais de 700 mil quilos de picanha. Foi constatado ainda o superfaturamento desses produtos em mais de 60%.
Com base nos dados levantados, o grupo apresentou denúncia à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o governo federal. No documento, os parlamentares afirmam que as compras revelam “o uso de recursos com ostentação e superfaturamento” e a "falta de zelo e responsabilidade com o dinheiro público” por parte das Forças Armadas.