O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) informou hoje, pelo Twitter, ter iniciado ofensiva contra os quatro decretos publicados nessa sexta-feira (12/2) pelo governo de Jair Bolsonaro para facilitar o uso de armas e munições por civis no Brasil. Em publicação há pouco, o parlamentar informou que apresentará projetos para anular, no Congresso, os decretos.
Leia Mais
Presidente Bolsonaro diz que prepara decretos para facilitar acesso a armasBarroso pede vista e suspende julgamento sobre imposto zero para armas importadasFachin suspende resolução que zerava imposto de importação de armasLava Jato prendeu Lula, apoiou eleição de Bolsonaro e integrou governo, diz Gilmar MendesAlém do movimento no Legislativo, Freixo relatou ter protocolado Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) com o mesmo intuito. "O presidente não pode legislar sobre armas via decreto", escreveu.
Mais cedo, também pela rede social, o deputado fluminense afirmou que a decisão do governo aponta que "a política armamentista do presidente não é apenas sobre insegurança pública, é sobre democracia", e emendou: "Bolsonaro está armando seus apoiadores para ameaçar as instituições. O golpe está em curso."