Perguntado sobre as eleições de 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta quinta-feira (18/2), em entrevista ao Uol, acreditar que o pleito terá o tradicional segundo turno com um candidato da esquerda contra um da direita.
O petista afirmou também que o presidente Jair Bolsonaro tem chance de reeleição.
Lula disse ainda que uma possível candidatura à presidência do apresentador Luciano Huck seria “uma aventura”.
Leia Mais
Mãe de Bolsonaro tomou CoronaVac, a 'vacina do Doria'Bebê de 1 mês morre vítima da COVID-19 em ChapecóCOVID-19: polícia indicia técnica que simulou aplicação de vacina em idosoBolsonaro sobre decretos de armas de fogo: 'Tudo de acordo com a lei'PSDB volta a liderar o governo Zema na Assembleia de MGPara Lula, cabe à Câmara, e não ao STF, definir situação de Daniel SilveiraJuiz de audiência de custódia mantém prisão do deputado Daniel Silveira“Haverá um candidato representando a direita, isso já está claro nas pesquisas. E haverá outro candidato de esquerda”, pontuou.
O ex-presidente também afirmou que Bolsonaro tem chance de ser reeleito: “Acho que ele tem chance, em uma disputa de reeleição, de ir para o segundo turno. Quem está no poder sempre será um candidato forte à sua reeleição. O poder é uma máquina muito poderosa. Então, quem está no poder sempre poderá ser (reeleito), a não ser que ele seja um desastre”.
Para o petista, as chances de Bolsonaro são altas, uma vez que o atual presidente tem ainda uma grande base da direita o apoiando.
“Embora ele (Bolsonaro) seja um desastre do ponto de vista social, do ponto de vista econômico, do ponto de vista político, ele mantém uma parcela da base mais à direita”.
Direita
Durante a entrevista, Lula foi questionado sobre as possíveis candidaturas à presidência de João Doria e do apresentador de tevê Luciano Huck.
O ex-presidente, então, fez questão de lembrar que o jogo político ainda não está garantido.
De acordo com Lula, a única garantia é a candidatura à reeleição de Bolsonaro e de um candidato da esquerda, que, segundo ele, pode ser do Partido dos Trabalhadores (PT) ou não.
“Não sei qual será o potencial dos tucanos nessas eleições. E eu acho que o Huck é uma aventura. Achar que pegar um homem de televisão, colocar ele na frigideira da disputa política e ele vai conseguir sair bem é uma aposta que não está dada ainda. Nós não sabemos ainda o jogo, porque não está definido. O que nós sabemos é que o Bolsonaro tem um candidato, que é ele mesmo, e o PT está dizendo que tem candidato, caso não apareça uma aliança política melhor que o candidato do PT”, declarou.
Lula disse ainda da possibilidade de surgir uma “terceira via”. Para o ex-presidente, essa possibilidade não existe.
“Os nossos adversários dizem o seguinte: 'Nós não precisamos da rivalidade entre PT e o bolsonarismo, nós precisamos de uma terceira via'. Esse negócio da terceira via é conto de fadas que nem as crianças acreditam mais”, disse.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro