O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), após o parlamentar atacar o Supremo Tribunal Federal (STF). Para Lula, não é papel da Suprema Corte mandar prender pessoas.
Durante entrevista ao UOL, nesta quinta-feira (18/2), Lula afirmou que a prisão de um deputado deve seguir o fórum especializado e lembrou que é papel do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), dar continuidade ao caso.
Na opinião do ex-presidente, o deputado deve ter o mandato cassado e, então, ser julgado pela Justiça "normal”.
Leia Mais
Juiz de audiência de custódia mantém prisão do deputado Daniel SilveiraLula diz que Bolsonaro tem chance de reeleição em 2022Lula sobre Bolsonaro: "Já tomou várias medidas que mereciam o impeachment'Lula falou ainda ser responsabilidade do presidente da Câmara e da Comissão de Ética da Câmara punir o deputado.
Ele pontuou que, quando eleito, um deputado deve respeitar as instituições do Estado e a Constituição Federal: “Quando você é eleito deputado, você sabe que você precisa respeitar as instituições e a Constituição. Se esse cidadão não estava preparado para respeitar, não poderia ser deputado. Então, que, agora, a Câmara o julgue e tire o passaporte dele, tire a imunidade dele e deixe ele ser julgado pela Justiça normal”.
Bolsonarismo
Durante a entrevista, Lula foi questionado sobre a semelhança entre as falas do deputado Daniel Silveira e as do general Eduardo Villas Bôas, quando afirmou que “quanto mais igualdade de gênero, mais cresce o feminicídio. Quanto mais se combate a discriminação racial, mais ela se intensifica. Quanto maior o ambientalismo, mais se agride o meio ambiente”.
Lula afirmou ser essa a linha de pensamento do bolsonarismo: “Essa é a origem intelectual e mental do bolsonarista. Eles não têm respeito pelas coisas, eles não conseguem respeitar aqueles alcances que a sociedade cumpre de todo um ponto de vista democrático. Então, a questão de gênero é ruim para eles, a questão de negros é ruim para eles, a questão da igualdade é ruim para eles, meio ambiente é ruim para eles. A política deles é a política deles, ou seja, só eles prestam, só eles falam a verdade. É o fanático".
Para o petista, os apoiadores do presidente Bolsonaro fazem "parte daquela bula da sociedade extremamente fanática que fala qualquer bobagem que vem pela boca, não mede as consequências do que fala".
O ex-presidente disse ainda que esse tipo de comportamento cria a impressão de que a sociedade brasileira não aprendeu com os quase 30 anos de democracia.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro