Antes de a Câmara dos Deputados decidir pela manutenção da prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), nesta sexta-feira (19/02), sua companheira de partido, deputada Carla Zambelli (PSL-SP), discursou e disse que o “povo quer a liberdade” do parlamentar recluso.
Durante o seu discurso, Zambelli disse que deputados possuem imunidade parlamentar para falar pelo povo brasileiro e pediu para que os parlamentares votassem com suas respectivas consciências, ignorando a orientação das lideranças das legendas. Ela ainda afirmou que o povo quer a liberdade de Silveira, que está recluso em uma unidade prisional militar em Niterói, no Rio de Janeiro.
“Esse painel que a gente vê não está em consonância com o clamor das redes sociais, do povo brasileiro do que eles têm dito desta prisão. O povo brasileiro quer a liberdade de Daniel Silveira. Nós somos representantes do povo e esse povo quer que continuemos falando por eles”, disse Zambelli, que pediu para que os colegas não pensassem na ideologia de Silveira.
“Votem com as suas consciências e não pensando na ideologia de Daniel Silveira, mas pensando nas nossas prerrogativas que podem estar muito frágeis no dia de hoje”, concluiu.
O apelo de Zambelli foi em vão. Com 497 deputados aptos para votar, 364 concordaram com a manutenção da prisão de Daniel Silveira. Outros 130 foram contra. Eram necessários 257 votos para que o parlamentar permanecesse recluso.