No primeiro cenário, sem Lula, em que Bolsonaro tem mais de 35%, o vice-líder é Moro, com 11%. Depois, aparecem Ciro (9,5%) e Fernando Haddad, do PT (8,4%). Huck soma 7,6%, enquanto o governador paulista João Doria (PSDB), foi escolhido por 4,7%.
Há, ainda, 3,7% de menções a João Amoêdo (Novo) e 1,7% a Guilherme Boulos (Psol). Nesse cenário, 13,2% optaram por não escolher os candidatos listados ou manifestaram o desejo de votar em branco ou nulo. Houve, ainda, 4,5% que não souberam opinar ou não responderam ao questionamento.
Liderança continua em cenário com Lula
Embora esteja judicialmente impedido de concorrer, Lula tem 17,1% no segundo cenário da pesquisa. Nele, Bolsonaro continua na dianteira, mas com 34,8%. Moro tem 10%; Ciro, 7,3%.Depois, vêm Huck (6,1%), Doria (4,3%), Amoêdo (3,6%) e Boulos (1,5%). Com esses postulantes, 11,6% dos entrevistados disseram, neste momento, optar pelo voto nulo ou branco. Outros 3,7% não emitiram opinião.
O levantamento foi feito pelo método estimulado. Os nomes de eventuais candidatos foram apresentados aos participantes pelos entrevistadores.
GOVERNO APROVADO POR 52% DOS MINEIROS
A gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é aprovada por 51,7% dos mineiros. É o que também mostra o levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas. O governo não tem o aval de 43,8% dos entrevistados, e 4,5% não responderam ao questionamento.
Foram feitas duas indagações aos entrevistados. A pergunta se o governo está aprovado — ou não. A outra está relacionada aos níveis de contentamento com os atos do presidente. A administração é tida como péssima por 23,6% dos participantes da pesquisa. Avaliações ruins são 11,5%. Há, ainda, 23,2% que enxergam o governo como bom; outros 16,3% classificam como ótimo.
Avaliações regulares são 24,4%. Menos de 1% não opinou.
Homens são maioria na base de apoio
Na pergunta sobre a aprovação do governo, os homens são maioria no grupo dos que aprovam a atual gestão. A resposta positiva foi dada por 60,7% deles. No que tange às mulheres, o percentual diminui para 43,5%.
Quanto à escolaridade, a maior aprovação de Bolsonaro está entre os que estudaram até o Ensino Médio: 54,8%, ante 50,6% dos que pararam no Ensino Fundamental e 48,7% dos que foram até a graduação.
A pesquisa
Para dar forma ao levantamento, o Paraná Pesquisas entrevistou 1.638 eleitores. As conversas foram mantidas por telefone. O nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2,5%.