Uma pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas, cujo resultado foi divulgado nesta quinta-feira (25/02), mostra que 56% dos eleitores ouvidos aprovam a candidatura do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), para o governo de Minas Gerais nas eleições de 2022.
Leia Mais
Deputados dizem ter acordo para tentar mudar PEC da blindagemPosse com aglomeraçãoKalil sobre vacina contra a COVID-19: 'Não temos onde comprar'Haddad sobre Kalil: 'Se não conversarmos, não vamos ter país para governar'Kalil não descarta uma candidatura ao governo de Minas nas eleições de 2022. Em novembro do ano passado, em entrevista ao programa "Roda Viva", da "TV Cultura", o prefeito de BH disse que "se for carregado, que disputaria até a presidência do Brasil". Na mesma conversa, o chefe do Executivo municipal expôs suas diferenças com Romeu Zema (Novo), atual governador do estado, com quem teve atritos durante a pandemia da COVID-19.
“Belo Horizonte não existe, está fora do cardápio do governo de Minas. A maior cidade de Minas Gerais está fora. E mais, agride a quem deve. Como eu sou devedor de alguém, eu agrado quem eu devo. Então, agride Belo Horizonte como se não tivesse devendo a Belo Horizonte, ao longo dos 36 meses que ele prometeu pagar, quase R$ 700 milhões”, disparou o prefeito.
Na pesquisa feita pelo Instituto Paraná, cujo resultado foi divulgado nessa quarta-feira (24/02), Zema ganhou nas quatro simulações feitas pela entidade, inclusive contra Kalil. No entanto, o prefeito de BH foi reeleito com 63,36% dos votos, contra 9,95% do segundo colocado, Bruno Engler (PRTB), o que dá margem para o chefe do Executivo municipal tentar a cadeira de governador de Minas.
Desde a reeleição no ano passado, Kalil tem crescido enquanto figura política nacional. Somente em 2021, o prefeito de BH já participou de reuniões com diversos políticos, entre eles o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidente do Senado Federal, e o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, ambos ainda quando estavam em campanha.
Nesta quinta-feira, Kalil terá reunião com Fernando Haddad (PT), candidato à Presidência da República derrotado nas eleições gerais de 2018 e cotado para disputar o cargo novamente em 2022.
A pesquisa atinge um grau de confiança de 95% para uma margem de erro estimada em, aproximadamente, 4% para os resultados gerais.