Senador da República em primeiro mandato e vice-líder de governo no Senado Federal, Carlos Viana (PSD-MG) deixou nesta segunda-feira (1º/03) a presidência do PSD em Minas Gerais. O primeiro suplente do senador Antonio Anastasia (PSD-MG), Alexandre Silveira (PSD-MG), será o substituto de Viana, que estava no posto desde setembro de 2019.
Carlos Viana afirma que a saída aconteceu de forma consensual. O parlamentar, que é vice-líder de governo desde outubro de 2020, também diz que quer focar nos trabalhos dentro da Casa.
“Deixo hoje (1º/3) a presidência do PSD-MG. Pedi o afastamento de forma consensual para me dedicar ao novo momento no Senado e a projetos de ampliação das bases de apoio em todo o estado”, afirmou, em publicação nas redes sociais.
O PSD é considerado uma das forças políticas atuais de Minas Gerais. Além de contar com dois senadores (Antonio Anastasia e Carlos Viana), o partido tem no prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), uma figura em ascensão no cenário político estadual e até nacional.
Kalil, inclusive, é cotado para disputar o governo de Minas nas eleições gerais de 2022. O presidente nacional do partido é Gilberto Kassab, com longa trajetória na política, mas que atualmente não ocupa nenhum cargo como agente político.