Após "romaria" de prefeitos no Congresso em busca de recursos para emendas, três senadores anunciaram esta semana terem recebido o diagnóstico positivo para COVID-19. São eles: Major Olimpio (PSL-SP), Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Lasier Martins (Podemos-RS).
O líder do PSL na Casa, Major Olimpio, de 58 anos, divulgou nesta terça-feira (2/3) ter sido infectado pelo vírus. Por causa disso, está em isolamento domiciliar apenas com sintomas leves.
O parlamentar ponderou que, por causa da quarentena, não poderá participar das sessões semipresenciais do Senado nas próximas duas semanas, mas continuará trabalhando de forma remota para a Casa legislativa.
O líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira, de 45, foi diagnosticado com o novo coronavírus e também só apresenta sintomas leves.
Já o senador Lasier Martins, de 78, está com dores no corpo e coriza, mas deve participar, de casa, das sessões de forma on-line.
Lockdown no DF
Por causa do aumento significativo do número de casos de COVID-19 no Distrito Federal, o Congresso Nacional está, atualmente, com a circulação de visitantes restrita.
Mas, nas duas últimas semanas, prefeitos e assessores se aglomeravam em gabinetes de parlamentares em busca de recursos para o Orçamento de 2021, em discussão no Parlamento.
Dois senadores já morreram em decorrência de complicações da COVID-19: José Maranhão (MDB-PB), aos 87 anos, e Arolde de Oliveira (PSD-RJ), aos 83 anos – ele era defensor da cloroquina e crítico ao isolamento social.