O governador Romeu Zema (Novo) esteve em Brasília, nesta terça-feira (02/03), para uma série de compromissos relacionados com a aquisição de vacinas contra a COVID-19. Ele visitou a União Química e se encontrou com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).
O primeiro compromisso de Zema foi uma visita à farmacêutica União Química. A empresa é responsável pela produção do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) da vacina russa Sputnik V, no Brasil.
“A partir de abril, teremos milhões de doses dessa vacina para atender o povo mineiro e, também, brasileiro", prometeu.
Depois da visita, o governador se encontrou com o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL). Na ocasião, Lira sugeriu a criação de um fundo para unir recursos destinados ao combate à pandemia do novo coronavírus. Ficou decidida, também, a criação de grupo de trabalho para acompanhar a importação de insumos e a fabricação de vacinas.
"O governo federal precisa auxiliar mais os estados e municípios neste momento em que os casos da pandemia estão aumentando”, disse Zema, durante o encontro.
Para terminar, ele se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro para um almoço, que contou ainda com a presença do Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello e deputados federais mineiros.
Bolsonaro garantiu ao governador mineiro que a União vai comprar todas as vacinas contra COVID-19 disponíveis que tenham o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Pior momento da pandemia em Minas
Em seu perfil no Twitter, o governador postou um vídeo explicando como foram os encontros e aproveitou para fazer um apelo para a população do estado. Veja:
“O sistema de saúde de Minas, neste período de pandemia, nunca esteve tão ocupado como nos últimos dias. É por isso que estou aqui, mais uma vez, para pedir todos os cuidados: distanciamento, uso de máscara e as medidas de higienização, são fundamentais neste momento em que nosso sistema de saúde passa por um estresse. Conto com a ajuda de todos”, finalizou.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira