Um fato chamou a atenção durante uma sessão na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) nesta terça-feira (09/03). Isso porque o vereador Professor Juliano Lopes (PTC) recebeu autorização para tirar a máscara durante seu discurso, mas só depois do ato revelou ter desenvolvido um quadro gripal. Mesmo em plena pandemia, o parlamentar continuou discursando sem o acessório.
O vídeo com o discurso do vereador, publicado pelo jornalista Lucas Ragazzi, no Twitter, acabou viralizando nas redes sociais. Antes de discursar, Juliano Lopes pediu ao presidente da sessão para falar sem a máscara, alegando estar numa “distância confortável” dos demais vereadores. Com a autorização, ele começou a falar dizendo que, com a ausência do acessório, seria “melhor para se expressar”. Foi aí que revelou ter desenvolvido um quadro gripal.
“Melhor para poder falar e expressar melhor. Bom, presidente, ontem (segunda-feira) eu estava incapacitado de falar, devido a uma gripe”, afirmou Juliano.
De acordo com o regimento da CMBH, o vereador que apresentar febre ou sintomas virais respiratórios passa a ser considerado caso suspeito de contaminação pela COVID-19 e deve procurar atendimento médico.
De acordo com o regimento da CMBH, o vereador que apresentar febre ou sintomas virais respiratórios passa a ser considerado caso suspeito de contaminação pela COVID-19 e deve procurar atendimento médico.
O Estado de Minas pediu um posicionamento ao vereador acerca do fato, mas, até o momento, não houve resposta.
Nesta terça-feira, Belo Horizonte chegou a 118.929 diagnósticos confirmados de COVID-19: 2.832 mortes, 5.636 pacientes em acompanhamento e 110.461 pessoas recuperadas. Ainda de acordo com o boletim epidemiológico e assistencial da prefeitura, o índice de transmissão saiu de 1,15 para 1,16.
Veja o vídeo
Vereador de BH tira máscara durante sessão e logo depois diz estar gripado
%u2014 Estado de Minas (@em_com) March 10, 2021
Saiba mais: https://t.co/DtGCtkkm76 pic.twitter.com/vKwblh6dbU
Juliano Lopes: “Presidente, vou pedir, se possível, a retirada da minha máscara. Estou numa distância confortável dos demais vereadores. Você me autoriza a tirar a máscara?”
Presidente da sessão: “Autorizado, vereador”
Juliano Lopes: “Melhor para poder falar e expressar melhor. Bom, presidente. Ontem eu estava incapacitado de falar, devido a uma gripe”