Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

Lula: 'Bolsonaro mandou Zé Gotinha embora porque achou que ele era petista'

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez duras críticas ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante discurso feito nesta quarta-feira (10/3). Um dos principais pontos da fala do petista foi a má condução de Bolsonaro durante a pandemia do novo coronavírus. 



"Na minha época, nós vacinamos 80 milhões de pessoas em três meses. Cadê o Zé Gotinha? Bolsonaro mandou embora, porque achou que era petista", afirmou o ex-presidente.

Leia também: 'Deus de barro não dura muito tempo', diz Lula sobre Sérgio Moro

Durante discurso, Lula garantiu que vai se vacinar na próxima semana contra a COVID-19.

"Não me importa de que país, não me importa se é duas ou uma e quero fazer propaganda pro povo brasileiro. Não siga nenhuma decisão imbecil do Presidente da República ou do Ministro da Saúde. Tome vacina. Tome vacina porque a vacina é uma das coisas que pode livrar você do COVID. Mas, mesmo tomando vacina, não ache que pode tomar vacina e já tirar a camisa, ir pro boteco pedir uma cerveja gelada e ficar conversando. Não. Precisa continuar fazendo o isolamento e continuar usando máscara e álcool-gel. Pelo amor de Deus", declarou.




 
Leia também: Lula: ''A Petrobras foi bem dirigida no nosso governo'' 
 
Depois das falas do ex-presidente, o criador do Zé Gotinha, o artista plástico Darlan Rosa, celebrou a cobrança feita por Lula pelo uso do personagem na divulgação da vacina contra a COVID-19.

Redes


No Twitter, internautas celebraram a menção do ex-presidente ao personagem. Confira alguns memes: 
 
 
 
 
  

Entenda

Lula realizou no fim da manhã desta quarta-feira seu primeiro pronunciamento após decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou todas as condenações envolvendo as investigações da Operação Lava-Jato.

A fala pública do ex-presidente aconteceu no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP).
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 

audima