A corrida presidencial de 2022 já está em andamento e, segundo a pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (12/3), a concorrência vai ser apertada. O estudo aponta que o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), agora elegível, podem ter empate técnico nos dois turnos.
Leia Mais
FHC teme eleição de Lula em 2022 e presidente do PT ataca: 'inveja''DEM pode abrir mão da cabeça de chapa', afirma MandettaPGR recorre de decisão de Fachin e diz que condenações de Lula devem ser mantidasBH tem carreata pró-Bolsonaro e contra STFLula recebe primeira dose da vacina contra o novo coronavírusEx-mulher de Bolsonaro vai trabalhar na Câmara dos DeputadosJá em um segundo turno, o atual presidente teria 41%, em empate técnico com o petista, nos 40%. Nas outras simulações, Bolsonaro aparece à frente de Fernando Haddad (40% a 36%), Luciano Huck (37% a 32%), Ciro Gomes (39% a 37%), Guilherme Boulos (40% a 30%) e de João Doria (39% a 29%), mas atrás de Sergio Moro (31% a 34%).
O público consultado elegeu honestidade como a característica mais importante para o próximo presidente. A maioria também disse que deseja mudança da forma que o Brasil está sendo administrado.
Governo Bolsonaro
A pesquisa revelou também como está a avaliação dos eleitores em relação ao governo Bolsonaro. Os que consideram ruim ou péssimo são 45% (3 pontos percentuais acima do último levantamento, em fevereiro). Os que aprovam o governo estão estáveis em 30% e aqueles que consideram regular, com 24%.
Além disso, 63% dos entrevistados acreditam que a economia do Brasil está no caminho errado, enquanto 27% acha que está no caminho certo.