Após ser encontrado morto junto ao filho, o vereador Danilo Francisco da Silva, conhecido como Danilo Mercado (MDB), vai ser substituído na Câmara de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, pela suplente Fernanda Costa (MDB). Ela é filha do traficante Fernandinho Beira-Mar.
Fernanda vinha atuando como vereadora em uma cadeira provisória desde janeiro, após o vereador Sandro Lélis, que era presidente da Câmara Municipal, assumir a Secretaria de Serviços Públicos.
Ela obteve 3.999 votos na eleição passada.
A posse de Fernanda está marcada para quarta-feira (17/3).
A posse de Fernanda está marcada para quarta-feira (17/3).
Entenda o crime
Danilo do Mercado foi assassinado em 4 de março, na Praça Jardim Primavera, em Caxias. Um inquérito foi aberto na Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) para apurar o caso.
O vereador já era investigado em inquéritos que apuram mortes, formação de milícia e grupo de extermínio, grilagem de terras, extorsão e ameaça.
Em um vídeo é possível ver dois homens se aproximando do vereador logo após ele sair de um restaurante. Um dos bandidos pediu a uma mulher que acompanhava o parlamentar para se afastar. Foi quando diversos tiros foram disparados.
Um terceiro assassino correu na direção de Gabriel Francisco, filho do vereador, e executou o rapaz.
Em nota, a Câmara de Vereadores de Caxias comunicou a morte de Danilo e disse que o político "deixa como legado uma belíssima trajetória, marcada pelo respeito ao próximo, amor e dedicação ao trabalho e à família".