Jornal Estado de Minas

COVID-19

Petistas pedem que MPMG impeça Itajubá de recomendar 'tratamento precoce'

Parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT) acionaram o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para impedir que a Prefeitura de Itajubá, no Sul de Minas Gerais, recomende, a infectados pelo novo coronavírusremédios sem eficácia comprovada contra a doença. O ofício foi enviado nesta segunda-feira (15/3), dois dias após o poder Executivo municipal publicar, nas redes sociais, vídeo em que o prefeito, Christian Gonçalves (DEM), garante disponibilizar substâncias como a ivermectina nos postos de saúde.



A deputada estadual Beatriz Cerqueira, o deputado federal Rogério Correia e a vereadora itajubense Andressa Arantes assinam o requerimento. O conteúdo já não consta nos perfis da prefeitura local nas redes. Além do vermífugo, o “tratamento precoce” pensado pela saúde municipal também teria vitamina D e zinco.

Os petistas solicitam ao MPMG que tome as providências necessárias para barrar a distribuição dos compostos.

"A recomendação por parte da Prefeitura de Itajubá é grave pois induzirá a população à busca pela utilização de medicamentos que não possuem eficácia comprovada, além da possibilidade de causar efeitos colaterais graves à saúde daqueles que vierem usar a medicação", argumenta Beatriz Cerqueira.

Reação

No sábado (13/3), o Estado de Minas noticiou a intenção da prefeitura itajubense de ministrar os medicamentos. Ouvida pela reportagem, a médica infectologista Lívia Vitale reforçou que, até a imunização em massa, os cidadãos devem lançar mão de estratégias como o distanciamento e a utilização de máscaras.



“Não existe nenhuma, nenhuma comprovação científica. O que existe são algumas pessoas que usaram, e aí, como a maioria das pessoas melhora com ou sem, apesar desses medicamentos, aqui no Brasil nossos líderes querem trazer tratamentos para incentivar as pessoas a continuar na vida ‘normal’, e a gente sabe que isso não é possível”, disse.

Segundo o mais recente boletim da COVID-19 em Itajubá, divulgado nesse domingo (14/3) pela prefeitura, o município contabilizava 4.919 casos confirmados da doença. São 170 mortes por conta da infecção — há outros cinco em investigação.

A ocupação de leitos públicos de terapia intensiva destinados aos acometidos pelo vírus estava em 98%. As vagas de suporte ventilatório, por seu turno, atingiram 97% de ocupação.

Com informações de Magson Gomes

 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.



Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

Em casos graves, as vítimas apresentam:

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 



Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 

audima