(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Sigilo no Planalto: ajudante de ordens de Bolsonaro morre de COVID-19

Presidente Jair Bolsonaro determinou sigilo sobre o caso


16/03/2021 18:22 - atualizado 16/03/2021 18:54

 O 2º sargento do Exército Silvio Kammers é a primeira morte de um funcionário do Planalto por COVID-19(foto: Redes Sociais/Reprodução)
O 2º sargento do Exército Silvio Kammers é a primeira morte de um funcionário do Planalto por COVID-19 (foto: Redes Sociais/Reprodução)
Morreu, devido a complicações da COVID-19, o 2º sargento do Exército Silvio Kammers, supervisor da ajudância de ordens do gabinete do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Esta é a primeira morte de um funcionário do Planalto em decorrência da pandemia.

As informações foram publicadas pelo site O Antagonista.

Segundo a reportagem, Bolsonaro determinou sigilo sobre o caso. Questionada pelo site, a Secretaria Geral da Presidência confirmou a morte, mas não quis revelar o nome do funcionário.

Portaria publicada no Diário Oficial da União, do dia 10 de março, declarou vaga, ''a contar de 4 de março de 2021''.
 
Leia: Mudou o discurso? Confira 10 momentos em que Bolsonaro foi contra a vacina 

O presidente ainda não se pronunciou sobre a morte do servidor. 

O tratamento precoce no Planalto

Na última semana, o presidente defendeu o tratamento precoce em um evento no Palácio. Em sua justificativa, Bolsonaro afirmou que desconhecia alguém da Presidência que estivesse internado.

“Muitos têm sido salvos no Brasil com esse atendimento imediato, neste prédio mesmo, mais de 200 pessoas contraíram a Covid e quase todas, pelo que eu tenha conhecimento, inclusive eu, buscou esse tratamento imediato com uma cesta de produtos", pontuou. "Desconheço que uma só pessoa deste prédio tenha ido ao hospital para se internar", completou.
 
Bolsonaro defendeu que a receita de medicamentos é “direito e o dever” do médico, mesmo que ainda sem eficácia comprovada. Segundo ele, “existem tratamentos opcionais” que “têm que ser buscados”. 
 
 
“O médico sabe, aprendeu, tem o direito e o dever de medicar todo aquele que o procura na busca de uma doença ainda não totalmente conhecida, ainda não contendo um medicamento com a sua certificação, com a sua comprovação científica, buscar uma alternativa para tal”, afirmou.
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 
 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.


transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia
  • Em casos graves, as vítimas apresentam:
  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
  • Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 
 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)