O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), usou as redes sociais, nesta sexta-feira (19/03), para criticar as últimas declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Pela manhã, Bolsonaro atacou governadores que determinaram lockdown e toque de recolher nos estados para tentar frear o avanço da COVID-19.
“Bolsonaro ignora as 288 mil mortes e aposta no confronto com governadores ao tentar barrar medidas de isolamento e ameaçar com estado de exceção. O momento é de solidariedade e, principalmente, de ação. Os brasileiros precisam de vacinas, leitos de UTI e liderança”, escreveu o tucano.
Bolsonaro ignora as 288 mil mortes. E aposta no confronto com governadores ao tentar barrar medidas de isolamento e ameaçar com estado de exceção. Momento é de solidariedade e, principalmente, de ação. Os brasileiros precisam de vacinas, leitos de UTI e liderança.
%u2014 João Doria (@jdoriajr) March 19, 2021
Bolsonaro e Doria acumulam nos últimos meses inúmeras desavenças políticas. A maioria devido às ações tomadas por ambos durante a pandemia.
Mais cedo, o presidente também afirmou que o “seu” Exército não iria ajudar governadores e prefeitos a manterem as medidas de contenção “nem por ordem do papa”.
Segundo Bolsonaro, os chefes de executivo locais estão “matando” a população e citou a ação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o toque de recolher adotado por governadores da Bahia, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal.
No pedido, o mandatário quer que a Corte declare a inconstitucionalidade das medidas adotadas para evitar a disseminação da COVID-19. o novo coronavírus.
Leia também: Em ligação com Fux, Bolsonaro diz que não vai decretar 'Estado de Sítio'
*Estagiária sob supervisão da subeditora Kelen Cristina
*Estagiária sob supervisão da subeditora Kelen Cristina