O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) compartilhou os dados publicados pelo World In Data, plataforma que monitora as vacinações no mundo desenvolvida pela Oxford, para divulgar que o Brasil é o 5º país que mais vacina no mundo, com 13 milhões de doses aplicadas.
Leia Mais
Assessor de Bolsonaro apaga tuíte chamando CoronaVac de 'vacina xing ling'Carlos Bolsonaro diz que quem chama Bolsonaro de negacionista é 'canalha'Michelle Bolsonaro faz aniversário e 'Micheque' vira meme nas redesCinco ex-presidentes tomaram a vacina contra COVID-19Outdoors contra Bolsonaro em BH cobram impeachment e CPI da pandemiaJoice apresenta proposta para destituir presidente por 'incapacidade mental'O valor é contado como uma dose única e pode não ser igual ao número total de pessoas vacinadas, dependendo do regime de dose específico, por exemplo, no caso de pessoas que recebem doses múltiplas.
De acordo com a plataforma, quando o assunto é doses aplicadas por dia, o Brasil está em 19º lugar. Nesse gráfico, é mostrada a média contínua de sete dias por 100 pessoas na população total.
Neste caso, o país com mais doses aplicadas é o Chile, seguido pelos Emirados Árabes e Reino Unido.
No gráfico que aponta quantas doses de vacina contra a COVID-19 foram administradas, o Brasil aparece em 18º lugar. O país com mais doses é o Iraque, seguido pelos Emirados Árabes e o Chile.
Na postagem, Bolsonaro ainda garantiu que para o corrente ano, já foram contratadas mais de 400 milhões de doses de vacinas para serem distribuídas de forma voluntária para a população.
Números
O Brasil registrou 1.259 mortes pela COVID-19 nas últimas 24 horas e totalizou, nesse domingo (21/3), 294.115 óbitos desde o início da pandemia. A média móvel de mortes no país nos últimos sete dias chegou a 2.255, mais um recorde. Os números são do consórcio de veículos de imprensa.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
- Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
- Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.