O vereador de Belo Horizonte Nikolas Ferreira (PRTB) voltou a ser assunto nas redes sociais após cometer uma gafe na noite de quinta-feira (25/3). Ele confundiu o empresário Lucas Kalil com o filho do prefeito Alexandre Kalil (PSD), que tem o mesmo nome. Em um vídeo, o vereador usou a foto do empresário na praia para criticar o prefeito, que endureceu as medidas de lockdown na capital mineira.
“Você não pode trabalhar e fazer atividade física, é obrigado a usar máscara se não toma multa, e até pode ser preso, mas o filho do Kalil pode quebrar tudo isso sem problema”, afirmou o vereador, ao mostrar as fotos do empresário.
Leia Mais
CMBH: Tosta preside Comissão de Direitos Humanos; Nikolas Ferreira é o viceJuiz nega pedido do vereador Nikolas Ferreira para abrir comércio de BHPSB aciona Justiça para impugnação de Nikolas Ferreira, vereador de BHNikolas Ferreira viraliza nas redes após afirmar que máscara não é eficazcoronavirusbrasilVereador de BH compara Kalil com Lênin: 'Kalênin' Atrás de Bolsonaro e Lula, Kalil fica em terceiro em ranking de políticosNo vídeo, Nikolas faz referência ao caso do influencer Lucas Paiva que foi preso por não utilizar máscara em local público. Paiva afrontou policiais após ser pedido para utilizar o equipamento de segurança.
Leia:
Leia:
“Enquanto o prefeito de Belo Horizonte fecha a cidade toda, o filho dele tá curtindo uma praia. Então para o Kalil é assim, lockdown para você e prainha para a minha família”, completou.
O vereador chegou a confirmar pelo Twitter que Lucas era filho de Kalil. Após ser alertado por seguidores, Nikolas pediu desculpas.
Segundo ele, o Google apontou o empresário como filho do prefeito de BH.
O vereador chegou a confirmar pelo Twitter que Lucas era filho de Kalil. Após ser alertado por seguidores, Nikolas pediu desculpas.
Segundo ele, o Google apontou o empresário como filho do prefeito de BH.
Nikolas é apoiador do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e é contra as medidas de contenção da pandemia de COVID-19, foi o segundo vereador mais votado da história da capital mineira.
Leia: PSB aciona Justiça para impugnação de Nikolas Ferreira, vereador de BH
Leia: PSB aciona Justiça para impugnação de Nikolas Ferreira, vereador de BH
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
O que é um lockdown?
Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.
Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil
- Oxford/Astrazeneca
Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
- CoronaVac/Butantan
Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.
- Janssen
A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.
- Pfizer
A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.
Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Entenda as regras de proteção contra as novas cepas