Em entrevista coletiva, os presidente da Câmara, Arthur Lira ((PP/AL), do Senado, Rodrigo Pacheco DEM/MG), e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciaram na manhã desta quarta-feira (31/3) a contratação de vacinas suficientes para toda a população brasileira.
Leia Mais
Comitê debateu ampliação da iniciativa privada na compra de vacinas, diz PachecoLegislativo aprova Lei que obriga prefeitura a publicar dados da vacinaçãoGoverno Bolsonaro paga influenciadores para defender uso do 'kit covid'coronavirusbrasilPacheco lamenta 'desarticulação' e critica enfrentamento da pandemiaBolsonaro vai na contramão de Pacheco, Lira e QueirogaO grupo foi criado na semana passada e não tem a participação de governadores.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse também que iniciativa privada irá ajudar na compra da vacinas."O compromisso do Ministério da Saúde é com práticas científicas sólidas", disse Marcelo Queiroga.
Pacheco ressaltou que o apoio do setor privado ocorrerá com a doação de parte das doses adquiridas para o Plano Nacional de Imunização.
Demandas dos governadores
O senador também disse ter levado as demandas de governadores ao presidente Jair Bolsonaro. "Transmiti também ao presidente e demais membros as reflexões e reivindicações de governadores dos Estados e do Distrito Federal.
Uma série de sugestões colocadas deixei na mão do ministro da Saúde de iniciativas que podem ser tomadas", disse. Uma das sugestões citadas por Pacheco foi a atualização do plano de imunização para incluir a prioridade para profissionais de segurança pública e professores.
"Falamos também a respeito do aprimoramento das relações internacionais", citou Pacheco. O presidente do Senado disse ter "grande confiança" no novo ministro nomeado das Relações Exteriores, Carlos França, que assumiu a vaga de Ernesto Araújo. A troca no Itamaraty era uma das cobranças do Parlamento.
Pacheco afirmou ter ouvido informações do ministro Marcelo Queiroga, da Saúde, que tranquilizam o Congresso e a sociedade sobre as ações da pasta para garantir a disponibilização de oxigênio e medicamentos de intubação.
O senador avaliou que a "união e pacificação" dos Três Poderes é caminho para o êxito no combate à pandemia. "Ninguém quer o caminho do caos, todos querem o caminho da solução", disse. Ele reforçou, no entanto, que é papel do Congresso fazer cobranças e fiscalização em prol do bem-estar da população.
O que é o coronavírus
Principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
- Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
- Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus