O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta quinta-feira (1º/4), a condução do combate à pandemia do novo coronavírus pelo presidente Jair Bolsonaro. Para Lula, o atual chefe do Executivo cria crises institucionais com declarações polêmicas em vez de focar na compra de vacinas — única solução para conter o alastramento da doença.
voltou a afirmar que Bolsonaro "é um ignorante" e que precisa reunir apoio internacional para impedir o avanço da COVID-19. As declarações foram dadas ao jornalista Reinaldo Azevedo, da Rádio Bandnews FM.
O petista "E queria mandar mais um recado ao Bolsonaro, porque nunca conversei com ele: feche a boca, Bolsonaro. Se for para continuar falando bobagem, melhor não falar. Ouça a ciência", disse.
Lula afirmou que, em entrevistas à imprensa internacional, pediu a convocação de reuniões do G-20 para debater ações contra a pandemia e a universalização da vacina.
"Estou convencido de que do jeito que esta gente está pensando, não tem solução para o Brasil. Eu falei com o (presidente dos Estados Unidos, Joe) Biden que ele tem a obrigação de convocar o G20. Falei em entrevista na Alemanha, na China", disse.