O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou Medida Provisória nesta sexta-feira (16/4) que abre crédito extraordinário no valor de R$ 2,6 bilhões em favor do Ministério da Saúde. A liberação, publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), tem o objetivo custear cerca 8 mil leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) nos estados.
Com isso, segundo o governo federal, o incremento total de leitos de UTI será de 21,3 mil desde o início do ano. Os recursos serão repassados mediante transferências do Fundo Nacional de Saúde para fundos de saúde dos demais entes federativos.
Leia Mais
Bolsonaro: 'Sei onde está o câncer do Brasil. Temos como ganhar a guerra'Bolsonaro ironiza pedido de impeachment: 'Só Deus me tira da presidência'Bolsonaro: 'Mais grave que a pandemia foi a mesquinhez de alguns governadores'coronavirusbrasilAras informa Supremo que abriu apuração preliminar contra André MendonçaSem Renan como relator, MDB ameaça romper com governistas para presidência da CPIOs medicamentos a serem comprados são os chamados agentes hipnóticos, opioides e bloqueadores neuromusculares.
De acordo com o governo, de janeiro a março houve crescimento de mais de 148% no número de infecções e óbitos causados pelo novo coronavírus.
Foram mais de 5,1 milhões de casos novos notificados e 126,5 mil óbitos apenas neste trimestre.
Atualmente, o país registra mais de 368,7 mil mortes e um total de 13,8 milhões de infectados desde o início da crise sanitária.
O que é um lockdown?
Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil
- Oxford/Astrazeneca
- CoronaVac/Butantan
- Janssen
- Pfizer
Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Entenda as regras de proteção contra as novas cepas