O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou na tarde desta segunda-feira (19/4) de uma solenidade comemorativa dos 377 anos do Exército. Durante discurso, o presidente relembrou aos militares a importância da Constituição Brasileira e da democracia.
"Esse é o dia de todos os brasileiros porque não existe quem não se identifique, com o meu, o seu, o nosso, Exército", disse o presidente. "Todos nós temos uma história com o Exército, a minha paixão começou em 70, no mês de maio, com 15 anos, conheci esse meio em visita dos militares na cidade de Eldorado Paulista", relembrou.
Bolsonaro já se referiu diversas vezes às Forças Armadas como "meu Exército". A citação tem sido interpretada como uma tentativa do presidente de usar politicamente as Forças Armadas, o que abriu uma crise na semana passada com o alto comando das instituições.
Leia: Veja 6 momentos em que Bolsonaro citou as Forças Armadas como arma política
Leia: Veja 6 momentos em que Bolsonaro citou as Forças Armadas como arma política
O presidente disse também que o Exército deve e segue a Constituição e os poderes. Segundo ele, essa é a certeza e tranquilidade” que o “nosso povo pode ter com o nosso Exército”.
Segundo Bolsonaro, a data orgulha “todos nós” porque é o Exército que "assegura que ninguém ouse ir além da nossa Constituição”.
* Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz