O presidente Jair Bolsonaro chamou de “idiota” uma repórter da TV Aratu, filiada do SBT, nesta segunda-feira (26/4), durante evento de entrega de 22 quilômetros da duplicação da BR-101, entre Feira de Santana (BA) e Divisa (SE). Mais uma vez, o mandatário circulou sem máscara e gerou aglomeração.
Enquanto Bolsonaro estava cercado de seguranças e jornalistas, uma repórter comentou: “O senhor foi criticado, presidente, por causa de uma foto dizendo ‘CPF cancelado’ em um momento de tantas pessoas morrendo...” Ele logo rebateu: "Você não tem o que perguntar, não? Deixa de ser idiota, menina!"
A jornalista referia-se à foto divulgada pelo próprio Palácio do Planalto e de vídeo divulgado no Twitter do presidente nos quais Bolsonaro aparece ao lado do apresentador Sikêra Júnior, e outros apoiadores, com um cartaz escrito “CPF cancelado”. A expressão é geralmente usada para se referir a pessoas mortas em ações registradas como confronto contra policiais. O registro ocorreu na última sexta-feira (23), em Manaus, um dos estados mais afetados pela covid-19 no Brasil.
- Hoje gravei com o @sikerajr : pic.twitter.com/bnCZiBJrRm
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 23, 2021
Repúdio
- Hoje gravei com o @sikerajr : pic.twitter.com/bnCZiBJrRm
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 23, 2021
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia, por meio de nota oficial, disse que “lamenta mais uma vez ter que emitir nota para criticar o comportamento do presidente da República, Jair Bolsonaro. Mas não pode deixar de manifestar seu repúdio ao xingamento proferido por ele contra a jornalista Driele Veiga, da TV Aratu, chamada de 'idiota' somente por estar exercendo seu ofício, que é entrevistar aquele investido em cargo público”.
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro