Os três vereadores do Novo em Belo Horizonte lançam nesta quarta-feira (28/4), a partir das 10h30, um plano de integridade para o mandato, como base para seguir as ações parlamentares. O evento de lançamento, voltado também às equipes dos três políticos, será realizado de forma virtual e terá participação do governador de Minas Gerais e correligionário Romeu Zema (Novo), além de outros integrantes do Executivo estadual.
Leia Mais
Fura-fila: Zema confirma demissão de suspeitos de obstrução de investigaçãoZema insinua que há deputados 'mercenários' e gera mal-estar na AssembleiaProjeto de lei que tentava restringir venda de animais em BH é arquivadoZema sobre Bolsonaro na pandemia: 'Contribuiu para confundir a população'Fura-fila da vacina: Zema diz que CGE tem total autonomia para investigar Prefeitos propõem a TJMG que governo de Minas pague 50% de dívida da saúdeLíder da bancada do Novo na Câmara de BH, a vereadora Marcela Trópia (Novo) afirma que uma das intenções é transportar esse “compliance” do setor privado para o público. O planejamento também se dá de forma preventiva, segundo a parlamentar.
“É uma forma que temos de fazer pactuação e deixar claro princípios e valores dos nossos mandatos. É bom, pois garante previsibilidade, o que esperar da nossa atuação, além de uma cartilha de como atuar em situações dúbias. Tudo isso tem que ser feito de forma preventiva. Temos mecanismos bons já previstos, como a lei de acesso à informação. O servidor tem que fazer somente o que está em lei, mas pactuar esses compromissos em um compliance é mais uma ferramenta, e que fazia falta. Não temos legislação anti-corrupção, mas e a lei de corrupção? O plano de integridade deixa isso claro”, afirmou Trópia, em entrevista ao Estado de Minas.
Braulio Lara (Novo), outro dos vereadores belo-horizontinos do partido, considera que a intenção é dar exemplo aos demais atores públicos. “O fato de ser lançado quase em maio é por ter uma maturação. Isso dá mais transparência e lisura, já é prática comum no privado, mas não no público. Queremos dar o exemplo e quem sabe influenciar todo setor público no país. Infelizmente, a corrupção no país é um assunto recorrente, e esse compliance pode tentar garantir um trabalho de acordo com código de ética de forma antecipada”, disse à reportagem.
O vereador Braulio Lara também comentou a presença de Zema e demais membros do governo de Minas, uma rara conexão do governador com parlamentares municipais. O Executivo estadual vive momento de crise ética devido à vacinação contra a COVID-19 por parte de servidores, muitos em trabalho remoto.
“É um peso importante a presença deles. Esse caso específico não nos cabe fazer julgamento, mas se foi incorreto o governador já fez o certo: afastou do cargo, corrigiu de imediato. Todo o alto escalão foi convidado, o governador vai participar e estamos em uma linha que queremos inovação, para termos também essa melhor passagem pelo mandato e pelo setor público”, disse Braulio.
A outra integrante da bancada do Novo na Câmara de BH é a vereadora Fernanda Pereira Altoé (Novo). Os parlamentares voltam ao plenário da Casa para reuniões na próxima segunda-feira (03/5).