O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem a maior rejeição entre os principais presidenciáveis. Pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta sexta-feira (7/5), aponta que 52,4% dos entrevistados não pretendem votar no tucano em hipótese alguma.
Leia Mais
Pesquisa prevê disputa acirrada no segundo turno entre Bolsonaro e Lula PDT entra no STF com notícia-crime contra Bolsonaro por promover cloroquinaCâmara avalia dar 'bônus' a partidos por reserva de vagas a mulheres na políticaMandetta diz que está pronto para ser candidato ao Planalto em 2022Após presenciar detenção sem mandado, Bartô deve ser expulso do NovoEm carta, Pacheco convida embaixador da China ao SenadoO atual presidente não é opção de voto para 48,1%. O petista, por sua vez, é completamente descartado por 47,1%.
Terceiro colocado na corrida presidencial de 2018, Ciro Gomes, do PDT, tem a rejeição de 49,4% dos participantes.
Embora seja vice-líder no que tange à rejeição, Bolsonaro é o que acumula mais eleitores convictos. O Paraná Pesquisas aponta que 26,7% garantem votar no capitão reformado. Lula tem 22,3% de votos “assegurados”.
O potencial da dupla é bastante superior aos vistos nos casos de Ciro Gomes e João Doria. O pedetista garantiu, no atual cenário, 3,6% das intenções de voto. Os eleitores convictos do tucano, por outro lado, são apenas 1,5%.
Mais de 40% podem votar em Ciro
Apesar do tímido índice de votos “assegurados”, Ciro Gomes pode arrebatar os indecisos. O levantamento aponta que 42,1% do eleitorado considera dar uma chance ao pedetista. João Doria é cogitado por 39,9% dos participantes.No que tange à Lula, 28,7% afirmam poder escolhê-lo para presidir o país. Bolsonaro é cogitado por 23,7%.
Bolsonaro vence todos no segundo turno
O levantamento mostra, ainda, domínio de Bolsonaro em todos os cenários traçados. Ele venceria Doria, Lula ou Ciro em eventuais segundos turnos. Tidos como forças relevantes, Luiz Henrique Mandetta (DEM) e o apresentador de televisão Luciano Huck não chegam aos dois dígitos nos cenários em que aparecem.Além de Doria, a pesquisa traça cenas em que o PSDB é representado pelo senador cearense Tasso Jereissati ou pelo governador gaúcho Eduardo Leite. O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), também é citado.
A pesquisa
Para chegar aos números contidos no levantamento, o Paraná Pesquisas entrevistou de 2010 eleitores dos 26 estados e do Distrito Federal. Cento e noventa e oito municípios foram contemplados. As conversas ocorreram entre 30 de abril e 4 de maio.Quadro de rejeição - corrida presidencial de 2022
Com certeza votaria:
- Bolsonaro: 26,7%
- Lula: 22,3%
- Ciro: 3,6%
- Doria: 1,5%
Poderia votar:
- Ciro: 42,1%
- Doria: 39,9%
- Lula: 28,7%
- Bolsonaro: 23,7%
Não o conhece suficientemente para opinar:
- Doria: 4,3%
- Ciro: 3,1%
- Bolsonaro: 0,6%
- Lula: 0,4%
Não sabe ou não opinou sobre:
- Doria: 1,9%
- Ciro: 1,8%
- Lula: 1,5%
- Bolsonaro: 0,9%