Pesquisa feita pelo Instituto Datafolha revelou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de votos para a corrida presidencial em 2022. O petista tem 41% da preferência dos eleitores, contra 23% de Jair Bolsonaro. Já em um eventual segundo turno, Lula registra 55% das intenções de voto, contra 32% que preferem Bolsonaro.
Leia Mais
Bolsonaro repete que se Parlamento promulgar, teremos voto impresso em 2022PT vai ao STF contra 'hostilidade' do governo Bolsonaro a diplomatas venezuelanosRenan rebate Flávio na CPI: vagabundo é você que roubou dinheiro do seu pessoalBolsonaro provoca aglomeração novamente ao receber bancada evangélicaApós dia tenso na CPI, Bolsonaro diz não temer 'absolutamente nada'Omar Aziz diz que Wajngarten será punido e que CPI não 'acabará em pizza'O levantamento mostra que ambos se distanciaram dos demais concorrentes e seriam favoritos em uma possível disputa de segundo turno.
Em seguida, aparece o ex-ministro da Justiça Sergio Moro (sem partido), com 7% das intenções. Depois, vem o ex-ministro da Integração, Ciro Gomes (PDT), com 6%, o apresentador Luciano Huck (sem partido), com 4%, e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3%.
Empatados com 2% estão o ex-ministro da Saúde, Henrique Mandetta (DEM) e o empresário João Amoedo (Novo), candidato na última eleição.
Segundo a pesquisa, 9% dos eleitores votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, e 4% se consideram indecisos.
Segundo turno
Além da vitória de Lula contra Bolsonaro em um eventual segundo turno, a pesquisa também testou outros cenários. Lula também venceria caso enfrentasse Moro (53% a 33%) e Doria (57% a 21%).
Já Bolsonaro aparece tecnicamente empatado com Doria, com 39% para o presidente e 40% para o governador paulista, e seria derrotado por Ciro Gomes (48% a 36%)
Já Bolsonaro aparece tecnicamente empatado com Doria, com 39% para o presidente e 40% para o governador paulista, e seria derrotado por Ciro Gomes (48% a 36%)
Ao todo, foram ouvidas 2.071 pessoas de forma presencial entre esta terça-feira e quarta-feira (11 e 12/5). A margem de erro é de 2 pontos percentuais.