Belo Horizonte deve ter manifestação contra o governo de Jair Bolsonaro neste sábado (29/5). Um ato está programado para ocorrer na Praça da Liberdade, Região Centro-Sul da cidade, a partir das 10h.
Nas redes sociais, o mote do ato é "o povo nas ruas pela vida". Há articulação nacional por protestos no próximo fim de semana. Manifestações foram convocadas em cidades como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Salvador (BA).
Em Minas, há convocações para municípios como Uberlândia (Triângulo) e Viçosa (Zona da Mata).
A organização da onda de protestos cabe à União Nacional dos Estudantes (UNE). Organizações como a Frente Brasil Popular apoiam a iniciativa.
Nas redes, os grupos que sustentam o movimento pedem respeito às regras sanitárias. Uma das recomendações é a utilização de máscaras PFF2 por causa da COVID-19.
Histórico
Há Insatisfação por causa da postura do presidente ante a pandemia. Além da rejeição a medidas preventivas, o governo federal tem sido questionado em virtude da condução da busca por vacinas. Depoimentos à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID-19, no Senado Federal, revelaram que o poder Executivo federal deixou de responder ofertas de imunizantes feita pela Pfizer.
Segundo pesquisa divulgada pelo Datafolha no dia 15 deste mês, 49% dos brasileiros são favoráveis ao impeachment de Bolsonaro. O afastamento é rejeitado por 46%.