Em transmissão ao vivo pela internet nesta quinta-feira (27/5), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que está no Amazonas para a inauguração de uma ponte, afirmou que índigenas da região tomaram chá para tratar da COVID-19. Bolsonaro chegou até a recomendar o presidente da CPI da COVID, senador Omar Aziz (PSD-AM), que convide os indígenas para que falem do método.
De acordo com Bolsonaro, uma tribo na Amazônia tomou chá de carapanaúba, saracura e jambu, quando alguns indígenas contraíram a COVID-19 antes da vacinação. O presidente disse que ninguém morreu, mas reconheceu que o tratamento não possui comprovação científica.
“Não morreram por quê? Tomaram alguma coisa, perguntei. Segundo eles, tomaram chá de carapanaúba, saracura e jambu. Não tem comprovação científica, mas tomaram isso. Poderia essa querida CPI, que tem como presidente o senador Omar Aziz - sei que não pode convocar indígenas, pois não se enquadram -, mas poderia convidá-los para ouví-los”, disse o presidente.
Também nesta quinta, o YouTube removeu 11 vídeos de Bolsonaro nos quais o presidente falava sobre a cloroquina. Ele evitou falar sobre o assunto, mas ironizou a decisão da plataforma na exclusão dos materiais. “Não vou falar aquilo que tomei no Brasil pois vão cortar o sinal meu da internet. Mas vocês sabem o que eu tomei”, concluiu.