Atos contra o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) ocorrem Brasil afora neste sábado (29/5). Em cidades como Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro, manifestantes se unem em pontos históricos dos municípios para cobrar mais vacinas antiCOVID-19. O impeachment do presidente é outro pedido.
Leia Mais
Manifestantes interditam principal via do centro do Rio em ato contra BolsonaroEm dia de atos contra Bolsonaro, oposição vai às redes incentivar protestosContra Bolsonaro, manifestantes se juntam na Praça da Liberdade, em BH Protestos contra Bolsonaro: 5 possíveis consequências da mobilização, segundo analistasEduardo Cunha critica protestos contra Bolsonaro: 'carnaval fora de época'Em dia de protestos, Bolsonaro volta a dizer que é 'imorrível'Vídeo mostra manifestação contra Bolsonaro na Av. Paulista, em SPFlávio Bolsonaro faz gesto de arma para opositores em protesto; veja vídeoWebinário com políticos e especialistas discute soluções para COVID-19Flávio Bolsonaro ironiza manifestações: 'agora o 'homi' cai'Gil do Vigor apoia manifestações contra Bolsonaro: 'O Brasil tá lascado'O apoio ao imunizante Spintec, produzido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), também foi cobrado. “Temos a UFMG, que está desenvolvendo uma vacina, mas que tem que ficar pedindo esmola para completar sua pesquisa. Queremos uma vacina mineira”, bradou um dos participantes do protesto, do alto do carro de som que acompanhava a passeata.
Em Brasília, houve quem pedisse o julgamento de Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional de Haia, na Holanda. A corte é responsável por emitir parecer sobre acusados de crimes contra a humanidade.
O Zé Gotinha, símbolo das campanhas de imunização feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), também apareceu para dar seu recado, mas no Rio.
As ‘faces’ de Bolsonaro
Ainda na capital fluminense, um boneco satirizando o presidente Bolsonaro era exibido pelos manifestantes. Situação semelhante foi vista em Brasília, onde uma versão “assustadora” do presidente, com traços um tanto quanto diabólicos, foi exposta pelos manifestantes.Na cidade do Distrito Federal, houve reunião de manifestantes na Esplanada dos Ministérios.
Menções a Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, também foi lembrado pelos manifestantes, mas por meio de menções positivas. No Rio, um grande boneco inflável do líder petista, com a faixa presidencial sob o paletó, se destacou em meio aos manifestantes.Legalmente apto a disputar o Palácio do Planalto em 2022, Lula deve travar disputa com Bolsonaro.
Lembrada, ainda, a vereadora Marielle Franco (Psol-RJ), assassinada em uma emboscada há mais de dois anos.
Máscaras distribuídas em BH
No ato em solo belo-horizontino, houve distribuição de máscaras PFF2 — as mais seguras contra o coronavírus. Frascos de álcool em gel também foram entregues.Houve manifestações de apoio à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID-19.