Depois de ser flagrado tomando um banho de sol no Rio de Janeiro, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), está sendo muito criticado por políticos governistas e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Leia Mais
Planalto usa tradução errada para atacar revista 'The Economist'Doria é flagrado tomando sol sem máscara no Rio e vira alvo de críticas coronavirusbrasilExército impõe 100 anos de sigilo para processo de PazuelloBolsonaro condecora general que 'livrou' Pazuello de puniçãoEduardo Bolsonaro sobre bronzeado de Doria: 'Guerreiro do povo brasileiro'Leia: Doria é flagrado tomando sol sem máscara no Rio e vira alvo de críticas
“E enquanto isso, o governador tomando sol em hotel de luxo no RJ. Pelo menos dessa vez não foi Miami, né?”, escreveu a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP).
O deputado federal, também da ala bolsonarista, Carlos Jordy (PSL-RJ), ironizou a justificativa do governador. “Doria rebate as críticas por estar em hotel de luxo pegando sol no meio de inúmeras pessoas e diz que 'estava em um momento de descanso com a esposa e não promoveu nenhuma aglomeração'. É o famoso 'faça o que eu falo, não faça o que eu faço'”, escreveu.
O deputado estadual por São Paulo, Gil Diniz, também usou as redes para criticar Doria. “Governador, perguntar não ofende: confirma as imagens e o local? Veja bem, milhões de paulistas seguem trancados com o tal “fique em casa”, muitos já foram censurados por ir às ruas ou até mesmo tomar sol numa das centenas de praias do litoral paulista.”
O jornalista bolsonarista dono do Terça Livre, Allan dos Santos, compartilhou sua opinião. Estava muito quente, João Doria? E o distanciamento social?”, perguntou.
O vereador de Belo Horizonte Nikolas Ferreira (PRTB), usou as redes sociais para comentar o assunto. “O João Doria foi tomar um sol no Rio, mas fecha São Paulo. Lockdown pra você, marquinha de calcinha pra mim.”
O deputado estadual mineiro Bruno Engler (PRTB) também criticou o governador. “Lembre-se: FICA EM CASA! Desemprego, miséria e fome pra vc. Sol, biquíni e hotel de luxo para o João Doria.”
O filho ‘03’ do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) ironizou a situação. “Guerreiro do povo brasileiro”, brincou.
A hashtag #DoriaGenocida está entre os assuntos mais falados das redes sociais.
Na semana passada, Doria recebeu a segunda dose do imunizante. Nas redes sociais, ele comemorou o momento: "Segunda dose da vacina do Butantan no braço".
* Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil
- Oxford/Astrazeneca
Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
- CoronaVac/Butantan
Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.
- Janssen
A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.
- Pfizer
A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.
Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Entenda as regras de proteção contra as novas cepas