Um levantamento divulgado nesta terça-feira (8/6) pelo Valor Econômico e produzido pelo AtlasIntel aponta para um empate técnico em Minas Gerais entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (sem partido) em um eventual primeiro turno na disputa da Presidência da República nas eleições gerais de 2022. Os dois nomes são considerados os principais cotados na corrida presidencial no pleito do ano que vem.
O AtlasIntel elaborou três cenários de primeiro turno da disputa presidencial aos eleitores mineiros. O primeiro, mais amplo e com sete nomes, tem empate técnico, com Lula à frente com 35,5% contra 34,2% de Bolsonaro. Ciro Gomes (PDT) aparece na terceira posição, com 6,7%.
Já no segundo cenário, sem Lula e também com sete nomes, Bolsonaro lidera com 35,4%. Prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) tem 14% e ocupa a segunda posição, enquanto Fernando Haddad (PT), com 13,2%, completa o top 3.
Em um terceiro recorte, mais reduzido, com quatro candidatos, Lula lidera com 37,6%, enquanto Bolsonaro é o segundo com 35,6%. O terceiro é Kalil, com 7%, sendo que indecisos são maior parte, com 7,1%.
Quanto ao segundo turno, foram nove cenários estipulados, todos com Bolsonaro na disputa. O atual presidente lidera somente dois e fica atrás nos demais. A maior diferença entre Bolsonaro e seu concorrente é justamente contra Lula, presidente da República de 2003 a 2010: são 53,1% do petista contra 39,6% do ocupante do cargo.
A pesquisa foi realizada entre a última terça-feira (1º/6) e essa segunda-feira (7/6) e teve 1.346 respondentes situados em Minas Gerais. O levantamento foi conduzido pela internet, tem 3% de margem de erro e tem 95% de confiança segundo o AtlasIntel.
Desaprovação
A pesquisa também mediu a aprovação de Bolsonaro, eleito presidente do Brasil em 2018. O ex-vereador do Rio de Janeiro e ex-deputado federal é desaprovado dos 61,4% dos mineiros ouvidos e aprovado por 36,9%. Um restante de 1,7% não soube opinar a respeito.
Imagem dos políticos
O AtlasIntel aproveitou o contato para medir a imagem de 19 figuras políticas brasileiras. Ex-governador de Minas Gerais e atual deputado federal, Aécio Neves tem a maior visão negativa, com 80%. Completam o top 5 o também ex-governador mineiro Fernando Pimentel (PT), com 66%; o ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública Sergio Moro (sem partido), com 62%; a ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT), com 61%; e Bolsonaro, com 60%.
Já os cinco políticos dos 19 citados com melhor imagem são: o governador mineiro Romeu Zema (Novo), com 54%; Kalil, com 49%, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 40%; e Lula e Bolsonaro, empatados com 38%.