A defesa do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) pediu à Justiça Federal que determine à Receita Federal e ao Serpro que disponibilizem o resultado das investigações feitas nos sistemas das instituições para identificar acessos aos dados fiscais do senador.
Leia: Flávio Bolsonaro chama Tite de 'hipócrita' e 'puxa-saco de Lula'
Leia Mais
Bolsonaro condecora Michelle Bolsonaro com Ordem do Mérito da DefesaBolsonaro rebate fala do presidente da Argentina: 'Para ele não tem vacina''Me ajuda nas redes', pediu Wajngarten a blogueiro bolsonarista investigadoVereador de SP é expulso do Patriota após criticar Flávio BolsonaroDeputada mineira após ataques: 'Mulher na política não pode ser alvo'O filho ‘01’ de Bolsonaro ingressou um habeas data, instrumento jurídico de uso raro que tem como objetivo assegurar a um cidadão acesso a dados e informações pessoais sob a guarda do Estado.
O instrumento foi usado por perseguidos políticos na ditadura militar (1964-1985) a fim de obter, após a redemocratização, as informações produzidas sobre eles durante o regime.
Os alvos do habeas data são o coordenador-geral de Tecnologia e Segurança da Informação da Receita, Juliano Neves, e o presidente do Serpro, Gileno Gurjão Barreto.
A prática é conhecida como “fishing expedition”, no qual investigadores acessam dados fiscais de uma pessoa sem justificativa legal em busca de possíveis irregularidades