Em uma postagem nas redes sociais, nesta quinta-feira (10/6), o pré-candidato à Presidência nas eleições de 2022, Ciro Gomes, chamou o presidente Jair Bolsonaro de “assassino” e “criminoso”. O motivo do ataque foi o pedido do presidente ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para fazer um parecer desobrigando o uso da máscara para pessoas que já foram vacinadas.
Leia Mais
Médica rebate Bolsonaro: 'Narrativa perigosa. Vacinados devem usar máscara'Bolsonaro pede a Queiroga que desobrigue vacinados do uso de máscaras CPI da COVID pede condução coercitiva do empresário Carlos WizardcoronavirusbrasilPortugal renova até setembro obrigatoriedade do uso de máscarasCiro sobre Bolsonaro: ''Impeachment e cadeia''CPI da COVID quebra sigilos telefônico e telemático de dois ex-ministrosBolsonaro: que problemas vamos ter com voto impresso, ministro Barroso?Queiroga: 'Estou em sintonia' com Bolsonaro sobre desobrigação de máscaras
Para Bolsonaro, pessoas que já foram vacinadas ou tiveram COVID-19 não seriam mais obrigadas a usar máscara, contrariando as recomendações de autoridades sanitárias em todo o mundo.
“Acabei de conversar com o Queiroga e ele vai fazer um parecer para desobrigar o uso de máscaras para pessoas vacinadas ou que já contraíram o vírus”, explicou Bolsonaro. “Não quero que isso seja um símbolo”, disse ele com uma máscara na mão.
Nas redes sociais, outros políticos também criticaram a fala do presidente.
O senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP), vice-presidente da CPI da COVID, disse que “diferente do que Pazuello e Queiroga insistiram à CPI, o Presidente interfere no ministério da Saúde” e que a medida é "uma demonstração clara de como o negacionismo está matando o nosso povo."
Outro que se manifestou foi o deputado federal Kim Kataguiri (DEM/SP). Ele afirmou que está preparando um requerimento de convocação para que o ministro Marcelo Queiroga preste contas sobre a medida na Comissão de Fiscalização.
"Não é preciso decreto ou lei para ter bom senso. Não é a multa que nos faz usar máscara, mas a preocupação com a saúde dos amigos e familiares. Por isso, sugiro que sigamos seguindo a ciência. Ignorem o presidente", escreveu no Twitter.
O parlamentar defendeu ainda que o uso de máscara se torne "símbolo de oposição" ao presidente. "Quando o Congresso perceber que o país ignora as ordens de Bolsonaro e reage em protesto, começará a se mover para derrubar o assassino.”
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira
Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil
- Oxford/Astrazeneca
- CoronaVac/Butantan
- Janssen
- Pfizer
Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás