Principal concorrente de Romeu Zema (Novo) nas pesquisas de intenção de voto, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), confirmou, nesta segunda (14/6), que é pré-candidato ao Governo de Minas Gerais em 2022.
Leia Mais
Kalil sobre Zema: 'Cada dia tá numa cidade fazendo campanha'Kalil sobre flexibilizar máscaras em BH: 'Uma barbaridade absoluta'Kalil sobre Bolsonaro em BH: 'Pra disseminar negacionismo?'Kalil sobre Ciro: 'Pra se viabilizar, tem que tomar Lexotan toda manhã'Kalil sobre Zema com Bolsonaro: 'Ficou ao lado de quem não defendeu a vida'Lewandowski mantém quebra de sigilo de anestesista do 'gabinete paralelo'Por unanimidade, Rodrigo Maia é expulso do DEM por infração disciplinarRosa Weber mantém ação sobre orçamento secreto mesmo com desistência do Cidadania"Mas, como não gosto de passar por mentiroso, eu não dou essa certeza pra ninguém. E me dou o direito de guardar isso pra mim", completou o chefe do Executivo municipal.
Em pesquisa recente do AtlasIntel, Zema venceu Kalil no primeiro turno (35,5% contra 32,9%), mas perdeu no segundo (41,4 contra 40,6%).
Porém, por causa da margem de erro, o cenário é de empate técnico.
"Quem está fazendo campanha desesperadamente está arrancando um empate. O povo quer entrega. Eu estou falando dos dois (Zema e Bolsonaro)", disse Kalil ao ser questionado sobre a campanha.
Alianças
Jornalistas do UOL também perguntaram se Kalil, caso seja candidato, pretende se associar a algum postulante ao Palácio do Planalto.
"Esse tempo passou, na minha opinião. Ninguém associa a ninguém mais a esse nível de polarização. Nós temos uma entrega. Nós temos que mostrar. Isso é uma nova política que ninguém entendeu. Eu não dei um passo na rua durante minha campanha de reeleição (à Prefeitura de BH)", disse.
Em 2018, o prefeito de BH apoiou Ciro Gomes (PDT) nas eleições presidenciais. Mesmo com a já certa candidatura do pedetista, Kalil não garante que "sairá" com o ex-ministro.
"Também me dou o direito de me esperar, porque nenhum deles, sem exceção, veio aqui, nem na primeira nem na segunda eleição, me ajudar a ter votos", disse.
Em fevereiro, Kalil se reuniu com ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT). Se a agenda poderia representar uma proximidade a Lula, o ex-presidente do Atlético disse que recebe qualquer candidato para uma conversa e lembrou reuniões que teve com Jair Bolsonaro (sem partido).