Jornal Estado de Minas

CORONAVÍRUS

Zema é vacinado contra a COVID-19 e anuncia imunização geral até outubro

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) foi vacinado na manhã desta terça-feira (15/6) com a primeira dose da vacina contra a COVID-19 em Belo Horizonte. O governante foi ao Centro de Saúde Dom Orione, no Bairro São Luiz, Região Pampulha, para ser vacinado. Após ser imunizado, em breve pronunciamento, ele informou que a vacinação geral no estado acontecerá até outubro deste ano.



"Vamos ter agora, às 10h, uma coletiva aonde nós estaremos anunciando o calendário de vacinação para os mineiros, que com certeza deverá ser concluído até o mês de outubro caso o Ministério da Saúde cumpra com os envios das doses conforme planejado", afirmou, ao deixar o posto de saúde. 

Antes, Zema fez um pedido à população mineira. "Para mim é muito gratificante, estou muito satisfeito. Acabei de tomar aqui a primeira dose da vacina, e o que eu peço é que todos os mineiros que já estão na data correta que tomem a primeira dose, que não deixem de tomar a segunda, e que nosso governo tem feito aqui de tudo que é possível para que essa logística, essa distribuição, seja mais ágil possível. Peço a todos que continuem tomando o máximo de cuidado, tanto os não vacinados quanto aqueles que já tomaram a vacina também".

Romeu Zema com o cartão de vacinação (foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
O governador tomou a “agulhada” no braço esquerdo. Ele foi vacinado com a vacina da AstraZeneca e tem previsão de retorno para a segunda dose em 7 de setembro.





Zema chegou ao centro de saúde às 8h02. Não havia fila, e o governador logo foi vacinado, com cerca de dez minutos.

Aos 56 anos e atualmente morador da capital mineira, Zema se enquadra no grupo que pode ser vacinado em BH. A capital mineira permite desde a última sexta-feira (11) que pessoas de 56 anos ou mais e sem comorbidades possam receber a primeira dose.

O próximo compromisso oficial de Zema nesta terça é às 14h. Na Cidade Administrativa, Região Norte de BH, ele se reúne com o secretário-geral de governo Mateus Simões e José Henrique Ribeiro.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação




Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

audima