O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a defender o 'tratamento precoce' contra a COVID-19 durante a live desta quinta-feira (24/6). Ele parabenizou a Universidade de Oxford, do Reino Unido, por realizar novos testes para verificar se a ivermectina é eficiente no tratamento contra a doença.
“Parabéns, vamos entrar em contato com a Universidade para ver se a gente pode acompanhar esse estudo já que aqui no Brasil é uma complicação enorme”, disse o presidente em crítica às pesquisas brasileiras que descartaram este tipo de tratamento ao comprovarem ineficácia do medicamento em pacientes da COVID-19.
O estudo, chamado Principle, vai comparar pessoas que receberam o medicamento, que não tem eficácia comprovada contra COVID-19, com pacientes que recebem os cuidados normais do sistema público de saúde britânico, o NHS (equivalente ao SUS brasileiro).
Apesar da pesquisa ainda estar no começo e pesquisadores não recomendarem o uso durante os testes, o presidente afirma durante live com mais de 44 mil espectadores que as pessoas devem se prevenir com o “Kit Covid”, ou seja, hidroxicloroquina, ivermectina. “Eu não sei porque certas pessoas são contra o tratamento imediato. Adotam ainda, muitos médicos, prefeito e governadores, o tratamento de que você pega a COVID e esperar em casa. Por que já não vai logo no começo?”, criticou Bolsonaro.
Ele chegou a comparar as campanhas de câncer com o 'tratamento precoce'. “Temos o outubro rosa, o novembro azul, onde visa o 'tratamento precoce' do câncer de seio ou da próstata. Quanto mais cedo você tratar, melhor”, afirmou.
O mesmo estudo que o presidente elogiou, já mostrou que os antibióticos azitromicina e doxiciclina são ineficazes no tratamento da COVID-19 em estágio inicial.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.