A Câmara Municipal de Santa Bárbara do Leste, no Vale do Rio Doce, decidiu por 7 votos a 1 pelo arquivamento do processo de cassação do vereador William Faria (PT). O parlamentar respondia à quebra de decoro parlamentar após violar o caixão de um idoso de 92 anos, que teria morrido em decorrência de complicações da COVID-19.
Leia Mais
Vereador abre caixão com facão para provar que homem não morreu de COVID-19Vereador que abriu caixão com facão considera pesado afastamento pelo PTCOVID-19: Polícia Civil ouve vereador que abriu caixão com facãoALMG: em reunião com 'cabide', oposição questiona contratos da Cemig Rogério Carvalho diz que Dominguetti foi plantado na CPI para desviar focoAo ver foto de coronel Alexandre Martinelli, PM diz acreditar ser 'empresário'CPI: PM diz que teve convite para representar venda da Sputnik V no BrasilArquivamento
Durante a reunião na Câmara Municipal da cidade, ocorrida na noite dessa quarta-feira (30), foi lida a denúncia contra o vereador petista. Dos oito parlamentares aptos a votar, sete decidiram pelo arquivamento do processo. O único a votar contra foi o Sargento João Paulo dos Santos (PP), relator do processo.
William Faria alegou que abriu o caixão com o objetivo de garantir à família do idoso o direito de vê-lo pela última vez. Apesar de ter se livrado do processo político-administrativo relacionado a uma suposta quebra de decoro parlamentar, o vereador ainda responde a um processo criminal, também por aberto o caixão. A decisão ainda não foi proferida pela Justiça.
Relembre
O vereador William Faria (PT), de Santa Bárbara do Leste, bombou na internet com um vídeo no qual ele aparece empunhando um facão para abrir um caixão lacrado, com o corpo de um homem de 92 anos de idade, que morreu vítima de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Ele não gostou de ver o caixão lacrado e a família do homem sem poder velar o seu corpo.
O vereador reprovou o procedimento adotado pela Prefeitura de Santa Bárbara do Leste de lacrar o caixão, e alegou que a morte do homem nada tinha a ver a com a COVID-19, e a família do morto tinha direito a realizar um funeral digno.
O vídeo mostrando o rompimento do lacre do caixão foi postado nas redes sociais do vereador e viralizou. A Polícia Civil abriu uma investigação contra o parlamentar por crime de Infração de Medida Sanitária Preventiva (Art. 268 do Código Penal).
Já a direção executiva do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu "decidiu afastar imediatamente o vereador William Faria, de Santa Bárbara do Leste, em razão do lamentável fato ocorrido no último domingo (25/4), quando o parlamentar violou um caixão lacrado durante o funeral de um homem que faleceu com suspeita de COVID-19".