A mãe do senador Ciro Nogueira (PP-PI), Eliane Nogueira, pode assumir a cadeira do parlamentar no Senado Federal caso ele vá para a Casa Civil. Ela é a primeira suplente do senador. Caso não assuma, o segundo suplente é Gil Marques de Medeiros, conhecido como Gil Paraibano, prefeito da cidade de Picos, no Piauí.
Leia Mais
Ciro Nogueira deve comandar a Casa Civil no lugar de Luiz Eduardo RamosLuiz Carlos Heinze assume vaga de Ciro Nogueira na CPI da COVIDCPI da COVID-19 começa com bate-boca entre Randolfe e Ciro NogueiraMaia ironiza mudança nos ministérios: 'Perder para o Onyx é uma humilhação'Cotado para Casa Civil, Ciro Nogueira já chamou Bolsonaro de 'fascista'Cotado para a Casa Civil, Ciro Nogueira responde a três inquéritos no STFEliane é suplente na chapa que elegeu o senador em 2018. Cada chapa no Senado é formada por titular, primeiro e segundo suplentes. De acordo com o ordenamento jurídico brasileiro, formar a chapa com familiares não é ilegal, e se tornou cada vez mais comum.
Ciro é titular na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19. No entanto, a mãe dele não deve assumir o posto automaticamente. Neste caso, quem pode assumir é Jader Barbalho (MDB-PA). Ele é 1º suplente do bloco formado por MDB, PP e Republicanos.
O bloco pode indicar um novo nome, que pode ou não ser Eliane. Se confirmada a indicação de Jader, o governo perderia um de seus aliados na comissão.