Escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para ser o novo ministro da Casa Civil, o senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI) trocou de lado na política em pouco menos de três anos. Isso porque durante sua corrida pelo Senado Federal em 2018, Nogueira associava sua imagem com a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Leia Mais
Fábio Faria comemora Ciro Nogueira na Casa Civil: 'Acredito no Brasil!'Ciro Nogueira: futuro ministro acumula inquéritos e denúncias criminaisCiro Nogueira justifica ida para a Casa Civil: ''Em busca do equilíbrio''Arthur Lira elogia Ciro Nogueira: 'Faz a boa política'Bolsonaro: acredito que um terço dos meus ministros se lance candidato"Não podemos abrir mão dos sonhos do presidente Lula de um país melhor para os brasileiros. Por isso, defendi e continuarei defendendo programas importantes como o Minha Casa Minha Vida e o Luz para Todos, que tanto melhoraram a vida de nossa gente", escreveu Ciro, acompanhado de um vídeo em que exalta Lula durante propaganda eleitoral.
Centrão
A indicação de Ciro Nogueira demonstra que o governo bolsonarista está cada vez mais alinhado com as políticas do grupo chamado Centrão do Congresso Nacional. O Centrão é o grupo de partidos que não têm uma ideologia política. São legendas que se tornaram conhecidas por negociar cargos e favores com o Planalto.
Bolsonaro sempre foi um grande crítico do grupo. Em 2018, durante a campanha eleitoral, ele afirmou que nunca se misturaria com o Centrão. Bolsonaro também costumava dizer que o erro dos governos petistas era ter entregado ministérios para o centro.