O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), elogiou, nesta quarta-feira (28/7), o líder do Centrão no Congresso, o agora ex-senador Ciro Nogueira, (PP-PI), escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) para assumir a Casa Civil. "É um político com vasta experiência e boa articulação política", disse Lira à GloboNews.
Leia Mais
Com saída de Ciro Nogueira da CPI da Covid, Flávio Bolsonaro pega vaga de HeinzeCiro Nogueira em 2018: Não podemos abrir mão dos sonhos do presidente LulaFábio Faria comemora Ciro Nogueira na Casa Civil: 'Acredito no Brasil!'Como um atleta, Arthur Lira tem vitórias na Câmara, mas usaria anabolizantePara Ciro Gomes, Lula representa 'passado não racional'"Têm trânsito. Faz boas políticas, que às vezes sofre preconceito. Sem a política não temos nada, não fazemos nada, modificamos nada, não podemos mudar a vida das pessoas”, afirmou o presidente da Câmara.
Segundo Lira, a ida de Ciro para a Casa Civil demonstra uma “articulação maior com mais confiança, conversas e firmeza”.
“A Câmara é independente e tem votado matérias importantes para o Brasil. O Senado, realmente, precisa de uma articulação mais intensa, respeitando também sua independência”, disse.
Ainda de acordo com o deputado, Ciro sabe se comportar e saberá comandar a Casa Civil. “É isso que nós precisamos.”
O novo Centrão
Lira e Nogueira fazem parte do Centrão do Congresso Nacional. A indicação de Ciro para a Casa Civil demonstra que o governo bolsonarista está cada vez mais alinhado com as políticas dos "centristas”.
O Centrão é o grupo de partidos que não têm uma ideologia política. São legendas que se tornaram conhecidas por negociar cargos e favores com o Planalto.
Bolsonaro sempre foi um grande crítico do grupo. Em 2018, durante a campanha eleitoral, ele afirmou que nunca se misturaria com o Centrão. Bolsonaro também costumava dizer que o erro dos governos petistas era ter entregado ministérios para o centro.