O ex-ministro da Cultura Francisco Correa Weffort morreu nesse domingo (1º/8), aos 84 anos, vítima de um infarto do miocárdio. Ele estava internado na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro.
Leia Mais
Bolsonaro quer disputar eleições por sigla em que escolha candidatos para SP e RJGoverno de Bolsonaro é corrupto, diz maioria em pesquisaEleições suplementares em MG: Antônio Carlos e Ibertioga elegem prefeitos
“Acabo de receber a triste notícia do falecimento do Francisco Weffort, cientista político, ex-ministro da Cultura e professor titular da USP. Conversávamos muito no governo Fernando Henrique Cardoso”, escreveu.
Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), Weffort é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), legenda ao qual foi filiado até 1994. Em 1995, assumiu o Ministério da Cultura do governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Ele ocupou o cargo até 2003, quando foi substituído por Gilberto Gil.
Weffort foi autor de livros como “Formação do Pensamento Político Brasileiro”, “Por que Democracia” e ” Qual Democracia?”, entre outros. Seu último trabalho publicado foi a obra “Crise da Democracia Representativa e Neopopulismo no Brasil”, em coautoria com o professor José Álvaro Moisés.
Weffort também foi fundador e presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), pesquisador do Centro de Estudos da Cultura Contemporânea (Cedec) e lecionou no Wilson Center e no Helen Kellogg Institute, ambas instituições nos EUA.